MESA DEBATE INOVAÇÕES E ATITUDES EM TEMPOS DE CRISE

Intercom, Intercom Sul, UCSNo Comments

Você está aqui:, Intercom Sul, UCSMESA DEBATE INOVAÇÕES E ATITUDES EM TEMPOS DE CRISE

A segunda mesa dessa sexta-feira, “Mercado Regional da Comunicação: inovação e atitudes em tempos de crise”, teve como convidados Andreia Fontana, editora-chefe do Jornal Pioneiro, Júlio Soares proprietário da Objetiva Fotografias, Karen Dannenhauer diretora de planejamento da JJD, Proequipe e Daine Potrich sócia e gestora da Girardi Running Store. A mesa foi mediada por Ricardo Dini, diretor da Dinâmica Comunicação.

Andreia iniciou a mesa falando que já atua no Grupo RBS há 24 anos, trabalhando sempre com jornais. No Jornal Pioneiro, ela afirmou que o jornal cobre o nordeste gaúchoIMG_5496 com foco em Caxias do Sul. A jornalista disse que existe um paradoxo na comunicação: nunca houve tanto acesso à informação e se divulgou tanto quanto hoje e que os pilares de sustentação econômica do jornalismo foram abalados pela evolução tecnológica. Em outras palavras, a profissional disse que nunca se consumiu tanto jornalismo. Então ela questionou o que vai sustentar a comunicação hoje. Como atitudes para renovar na área, ela citou que a saída para o jornalismo está no jornalismo, sendo ele mais qualificado; ter um time de estrelas, ou seja pessoas que façam a diferença e jornalistas que ainda pensam em mudar o mundo. Além disso, humildade e coragem para olhar de fora para dentro. No lugar de informação, criar vínculos e no lugar de opinião, realizar análises. E, por último, focar nos usuários, e não na plataforma, no sentindo em que as pessoas continuem consumindo jornalismo.

Karen Dannenhaur afirmou que a comunicação está passando por transformações e que as mudanças na sociedade refletem na criação de novas culturas. E que o foco é se reinventar, pois ocorre a disruptura de papéis e, como consequência, ocorre a inteligência coletiva. Dessa forma, existem desafios na área, com movimentos cíclicos, pressão por novos módulos de remuneração. Além disso, uma das dificuldades na área é encontrar profissionais qualificados visto que a qualificação é inadequada para as demandas atuais. As atitudes que devem ser tomadas são novas formas de remuneração, de convergência de áreas de negócio e serviços, de revisão mental e estrutural e do planejamento da sua própria obsolescência.

Daiane Potrich começou a sua fala dizendo que a crise existe mas que todos devem ser otimistas.  Ao abordar o case IMG_5562Girardi Running Store, Daiane citou o “Treino de segunda”, ação organizada pela loja todas as segundas-feiras, visto que o público-alvo da loja são corredores. Além disso, a gestora falou que a comunicação pode atuar em muitas frentes.

Júlio Soares, fotógrafo empreendedor, comentou que são muitas as suas funções na Objetiva IMG_5577Fotografias, pois realiza várias ações, como reuniões semanais, investimento no negócio, exposições, promoções e mídias sociais. Devido à crise, algumas mudanças foram feitas, como o direcionamento do foco da empresa para a produção de fotos publicitárias. Uma das principais ações da empresa é a Objetiva Solidária, por meio da qual o valor arrecadado é entregue para entidades assistenciais.

Texto: Kimberly Salomão

Fotos: Mauricio Palma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top