ABERTURA OFICIAL DO INTERCOM SUL OCORREU ONTEM

Intercom, Intercom Sul, UCSNo Comments

Você está aqui:, Intercom Sul, UCSABERTURA OFICIAL DO INTERCOM SUL OCORREU ONTEM

No noite desta quinta-feira (15/06), ocorreu a abertura oficial do Intercom Sul 2017. A abertura contou com a presença do reitor da UCS, professor Evaldo Antonio Kuiava; diretor regional da Intercom, Márcio Fernandes; o vice-reitor do Centro Universitário da Fundação Assis Guargacz, Ségio de Angelis; a diretora da Área de Conhecimento de Ciências Socias da Universidade de Caxias do Sul, a professora Maria Carolina Rosa Gullo. Também estavam presentes o coordenador científico e presidente da comissão organizadora do 18º Intercom, professor Álvaro Benevenuto Junior; o diretor financeiro da Intercom, Fernando Ferreira de Almeida; a diretora científica adjunta da Intercom, Ariane Carla Pereira e a coordenadora nacional da Expocom, Mirna Tonus.

Durante a solenidade, foi evidenciado que a Universidade de Caxias do Sul sediou o Intercom Nacional no ano de 2010 e que, esse ano, além da comemoração dos 40 anos do Intercom, a UCS comemora os seus 50 anos de atividade.

O presidente da comissão organizadora, Alvaro Benevenuto, iniciou a sua fala dando boas-vindas a todos os presentes e prosseguiu afirmando que o momento de crise, não só na área de comunicação, mas em outros setores é especial, pois é evidente o quanto os profissionais são fundamentais para encontrar soluções. O professor ainda comentou sobre o espírito do Intercom Sul, o Parangolé Midiático, que é um momento novo na comunicação e que todos devem mostrar sua cultura e construir uma nova comunicação.

Márcio Fernandes, diretor regional da Intercom, saudou a todos os presentes e também pediu aplausos a todos da equipe organizadora do evento, que estavam identificados com camisetas roxas. Comentou sobre o trabalho de todos e falou sobre os números do Intercom deste ano. Foram 509 artigos científicos submetidos este ano, o maior número na história dos Intercoms da região Sul. Foram 2300 congressistas inscritos, o maior número se comparando com os outros regionais. Além disso, são mais de 300 avaliadores voluntários. Afirmou ainda que a Intercom é uma grande rede e falou sobre o Intercom Nacional de 2010 sediado pela UCS e também um novo formato de abertura, que a partir daquele ano, passou a ser uma noite cultural. O diretor ainda afirmou que 80% dos inscritos são alunos de graduação e temos 82 instituições do sul representadas.

IMG_5349O reitor da Universidade, Evaldo Antonio Kuiava, saudou a todos em nome da instituição e agradeceu a confiança que foi cedida para a instituição para sediar o evento e que pretende atender a todas as expectativas a respeito do evento. Evidenciou os 50 anos de atividade da UCS, onde foram formados mais de cem mil profissionais, sendo mais de 70 mil apenas na graduação. E na área da comunicação, mais de quatro mil alunos. Comentou sobre a missão que a instituição tem em ajudar no desenvolvimento da comunidade.

A72C1580A conferência de abertura foi conduzida pelo presidente da Intercom 2008-2014 e professor dos programas de pós-graduação de escrita criativa e comunicação social da PUCRS, Antônio Hohfeldt. O professor saudou a todos e falou sobre o tema do Intercom deste ano: “Intercom 40 anos: comunicação, memórias e historicidades”. Além disso, falou sobre a sua trajetória no Intercom, entrando pela primeira vez como estudante apresentando trabalhos. E que a entidade ajudou ele a mudar algumas atitudes como aluno e professor.

Texto: Kimberly Salomão

Fotos: Mauricio Palma e Milena Leal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top