MESA DISCUTE EMPREGABILIDADE EM COMUNICAÇÃO

Intercom SulNo Comments

Você está aqui:MESA DISCUTE EMPREGABILIDADE EM COMUNICAÇÃO

Empregabilidade é um assunto que, muitas vezes, faz com que os acadêmicos pensem e repensem sobre o mercado de trabalho que os espera logo adiante. Apesar desta preocupação, os professores que fizeram parte da mesa os tranquilizaram e deram dicas para o sucesso no ingresso no mundo do trabalho.

A professora Denise Silva (Unipampa) abordou questões acerca do mercado de trabalho da região da fronteira, com a visão cultural sobre das profissões da comunicação e ainda formas de buscar espaço, com a inovação, o conhecimento multifuncional, atualização e investimento em formações. Denise, ainda, apresentou entrevistas com profissionais da publicidade e de jornalismo egressos da Unipampa sobre a competitividade (muitas vezes desleal) e a necessidade cada vez maior de ser pró-ativo e possuir visão de gestor.

IMG_8212Já o professor Fernando Ferreira de Almeida (Umesp), que é coordenador da Rede Ensicom, trouxe uma visão das mudanças no ensino da comunicação, defendendo um ensino globalizado, com ênfase em questões éticas e humanísticas, já que os graduandos chegam cada vez mais preparados técnica e tecnologicamente. O professor ainda apresentou número de formandos e dados do MEC, em nível nacional, esclarecendo que há espaço para todos, mas o destaque é relativo ao desempenho do acadêmico e à realização de atividades de atualização.

Coordenadores dos cursos de comunicação da UCS também debateram o tema

O professor Ronei Teodoro da Silva, coordenador de PP da Instituição que sedia o Intercom Sul, citou alguns congressos e eventos, que participou, sobre o mesmo tema na área da publicidade, ilustrando a conversa com exemplos de youtubers e toda a produção envolvida em seus vídeos. Silva destacou a importância dos estágios e do portfólio como porta de entrada para o mercado.

“Se manter interessante” foi o foco da fala da professora Jussania de Fátima Albé, coordenadora do curso de RP, que ressaltou a transição constante no mercado de trabalho e a importância do empreendedorismo na nossa região, bem como o fato dos acadêmicos manterem um foco desde já.

Iniciando o discurso com uma homenagem, Edson Correa, coordenador do curso Fotografia, realçou também o empreendedorismo, tomando como exemplo o empresário Paulo Bellini (falecido hoje). O estímulo para os estudantes é investir no talento, esforço, conhecimento e a busca por novos caminhos, através da paixão pelo que fazem. Correa finalizou dizendo que, quando uma porta se fecha, uma janela se abre.

O fechamento da mesa foi feito pelo professor Marcell Bocchese, coordenador do curso de Jornalismo, que retomou alguns pontos e deu destaque para a ampliação de possibilidades, o domínio das práticas multimídia e, mais uma vez, à importância de empreender. O exemplo utilizado foi o case do jornalista Fabiano Baldasso, o qual recentemente passou pela transição de um veículo tradicional para as redes sociais, como forma de se reinventar.

A dica então é investir na atualização constante, sem perder o foco e quem sabe até buscar ser empreendedor e inovador, afinal, a comunicação abre um novo leque de possibilidades a cada transição.

Texto: Gabriela Soares Palma

Fotos: Tshieslin Ramos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top